Ouça lindas músicas-Radio Adven

terça-feira, 2 de novembro de 2010

0

COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO ?

Como está o seu REAL coração? Você é 12 por 8?


Essa segunda-feira, 26 de abril, foi o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e a Sociedade Brasileira de Cardiologia engaja uma campanha chamada “EU SOU 12 POR 8” para conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão. Esse slogan tem ligação com o valor tido como desejável pela sociedade brasileira de Cardiologia das pressões Sistólica e Diastólica.

O coração tem 4 cavidades: duas chamadas ÁTRIOS e duas chamadas VENTRÍCULOS. A sístole ocorre quando o coração passa sangue do átrio para o ventrículo. Já a Diástole ocorre quando o sangue sai do ventrículo para todo o corpo. As pressões máximas são as sístoles (120 mmHg ou mais conhecida como 12). Já a menor pressão, que é mais referente ao repouso, é a diástole (80mmHg ou mais conhecida como 8). Essa variação da pressão é aferida através de aparelhos chamados TENSIÔMETROS ou ESFIGMOMANÔMETROS , os “aparelhos de pressão”. As vezes a verificação da pressão pode variar de aparelho para aparelho ou até mesmo de pessoa para pessoa. Deve-se ter em média pressão abaixo de 12/8, como mostra a tabela a baixo:


Um dos maiores problemas da Hipertensão Arterial é justamente a falta de sintomas, considerada assim uma assassina silenciosa. Em 2007, 27,4% dos óbitos foram devido a problemas cardiovasculares vindos da Hipertensão Arterial (IBGE). Para que você não faça parte dessa estatística ai vão dicas de hábitos saldáveis que podem auxiliar na manutenção dos níveis de pressão arterial:
Reduzir o consumo de sal de cozinha, embutidos, enlatados, conservas, e demais alimentos ricos em sal. Deve-se também NÃO utilizar alimentos muito engordurados (frituras, óleos, manteigas, leite) e que aumentem o triglicerídeo e a glicose (açucares, mel, melado, rapadura). Sendo assim, é possível também reduzir o peso, que é um dos grandes “vilões” contra a hipertensão arterial.
Não ingerir bebida alcoólica e muito menos utilizar cigarro de qualquer espécie. Eles auxiliam no aumento dos batimentos cardíacos e conseqüente aumento da pressão arterial.
Manter uma rotina de exercícios de 3 a 5 vezes por semana, de 30 a 40 minutos.
Tome no mínimo 5 copos de água por dia. Isso faz com que o seu equilíbrio hídrico esteja constante, e seu coração assim trabalha mais feliz.
Controlar o stress, mantendo um ritmo diário de atividades moderado.
Ter uma rotina mais íntima com Deus! Ajuda tanto o coração, como também a mente.
Com essas dicas não só seu coração vai ficar feliz, mas também Deus ficará feliz contigo por você cuidar tão bem daquilo que Ele pagou tão caro.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. (I Coríntios 6:19-20)

FONTE: Blog - mulheradventista.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário